Atividades

Por aqui não faltam lugares para conhecer.

Festival de Forró
Festival de Forró

Anualmente Itaúnas recebe a visita de dezenas de milhares de forrozeiros de todas as regiões do país, que se deslocam até a vila para desfrutar do autêntico forró pé-de-serra. Anualmente, no mês de Julho, é realizado o "Festival Nacional de Forró de Itaúnas".

Dunas
Dunas

As dunas compõem uma linda paisagem. O cordão de dunas estende-se desde o extremo-sul baiano até as encostas do Rio Doce, estando fixado por vegetação na maior parte do trajeto. Do alto das dunas, é possível ver a praia de um lado e o rio do outro. Sua areia é fina e branca e durante o dia muito quente, chegando até a queimar os pés descalços.

Trilhas
Trilhas

Dentro do Parque Estadual de Itaúnas encontram-se várias trilhas. As principais são: Trilha do Buraco do Bicho, Trilha do Tamandaré, Trilha do Rio, Trilha das Borboletas, Trilha das Ruínas, Trilha dos Pescadores e Trilha da Alméscar.

Praia
Praia

A praia de Itaúnas estende-se por 25 km, iniciando-se na foz natural do Rio Itaúnas ( ao sul) e seguindo rumo norte até o Riacho Doce, curso d'água que separa as regiões Sudeste e Nordeste do Brasil, entre os estados do Espírito Santo e Bahia. Toda a faixa litorânea, incluindo praia, mangue, restinga, dunas e áreas de mosaico está dentro do Parque Estadual de Itaúnas, uma Unidade de Conservação de uso indireto criada em 1991. Três quilômetros de praia estão reservados ao uso público.

Rio Itaúnas
Rio Itaúnas

O Rio Itaúnas brota aos pés da serra que separa capixabas e mineiros, pouco antes de chegar à Bahia. Banha oito municípios em sua bacia hidrográfica, percorrendo 34 km até chegar ao mar. Parte do trajeto está dentro do Parque Estadual de Itaúnas. Junto ao mar, ainda alimenta e ajuda na formação de um gigantesco manguezal.

Riacho Doce
Riacho Doce

A Praia do Riacho Doce se localiza na divisa dos estados da Bahia e de Espírito Santo, no Brasil. É exatamente o riacho que dá nome ao local que divide os dois estados. A parte baiana fica no município de Mucuri e a capixaba no município de Conceição da Barra. Indo de carro, fica a cerca de 30 minutos de Itaúnas.